Gripe aviária em Goiás: mais de 100 aves mortas e área entra em quarentena

Medidas emergênciais foram adotadas na região


Por Rota Araguaia em 16/06/2025 às 13:41 hs

Gripe aviária em Goiás: mais de 100 aves mortas e área entra em quarentena
Foto: Agrodefesa

Redação

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) confirmou o primeiro caso de gripe aviária em Goiás, em uma propriedade rural no município de Santo Antônio da Barra, no sudoeste do estado. A confirmação foi feita na última sexta-feira (13), pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Segundo a Agrodefesa, o foco da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP – H5N1) surgiu após a morte de mais de 100 galinhas de subsistência. Outras 80 aves da mesma propriedade foram sacrificadas como medida preventiva, e o local foi imediatamente embargado.

Para conter o avanço do vírus, a fazenda está passando por desinfecção e monitoramento contínuo. Um Centro de Operações de Emergência Zoossanitária (Coezoo) foi instalado no município, coordenando ações em cerca de 180 propriedades da região.

Entre as medidas adotadas estão a instalação de barreiras sanitárias, desinfecção de veículos, restrições ao trânsito de aves, ovos e materiais avícolas, além da suspensão temporária de feiras e eventos com aves vivas. Duas zonas de controle foram definidas: uma zona perifocal de 3 km e uma zona de vigilância de 7 km ao redor da propriedade afetada.

De acordo com o coordenador do Coezoo, Rafael Vieira, um dos principais meios de disseminação do vírus são as fezes das aves contaminadas. “Como as rodas dos veículos podem ser justamente a fonte de transporte do vírus, a gente desinfeta todos os veículos que passam por aqui para que eles não levem para outros locais”, explicou.

 

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, tranquilizou a população, afirmando que o caso não afeta o status sanitário do estado nem compromete a comercialização de carne e ovos. Ele destacou a importância da colaboração da população na notificação de possíveis casos. “Nosso objetivo é preservar a sanidade do plantel goiano e manter a credibilidade sanitária que Goiás construiu ao longo dos anos”, afirmou.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !